No mês da Consciência Negra, uma tarde para enaltecer a cultura afro e a capoeira
Em mais uma edição da Tarde Cultural, alunos das escolas municipais Santo Antônio e Amiguinhos da Natureza, pais e professores puderam assistir - e também aprender - sobre a capoeira, manifestação cultural afro-brasileira que combina luta, dança, arte marcial, música e religiosidade.
A capoeira surgiu no Brasil durante o período colonial como uma forma de resistência e defesa para os escravizados, que disfarçavam seus movimentos de luta em forma de dança
Em Relvado, a capoeira é trabalhada com todos os alunos da rede municipal durante as aulas de Cultura Afro, ministradas pelo professor e mestre Igor Gonçalves.
Para mostrar mais sobre este trabalho desenvolvido com os pequenos, mestres e professores de Porto Alegre, Novo Hamburgo, Ivoti, Sapiranga e Encantado se reuniram no Ginásio Municipal de Esportes de Relvado para jogar e interagir.
O evento contou com a presença do Mestre Índio, baiano de Salvador e um dos precursores da capoeira no Rio Grande do Sul.
“As crianças participaram de oficinas com os convidados. Depois, foi feita uma roda com os mestres e professores para demonstração, seguida de rodas de capoeira onde as crianças jogaram com os convidados”, explica Gonçalves, ressaltando que o objetivo do evento foi trazer uma visão diferente sobre a capoeira às crianças, bem como mostrar aos pais o que é desenvolvido durante as aulas nas escolas.
Para a secretária de Educação, Andressa Venço Giacobbo, “o evento foi fundamental para marcar a importância das atividades desenvolvidas nas escolas, como forma de incentivo e valorização ao trabalho realizado. Além disso, também enfatizar a importância da celebração do 20 de novembro, Dia da Consciência Negra”.
Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Relvado
Data de publicação: 03/11/2025