Com incentivo da Administração Municipal, produtor de Relvado investe em ordenha robotizada


Na Linha Barra Grande Alta, interior do município de Relvado, a família Santer se destaca pela atuação com a atividade leiteira.

Os pais Renato (60) e Osmeri (55) e os filhos Renan (33) e Oberdan (27) atuam na produção de leite há mais de 20 anos e sempre buscaram pela modernização e pelo incremento da atividade.

Em 2024, após estudo, busca por conhecimento e visitas técnicas, a família decidiu adquirir um robô para realizar a ordenha dos animais.

Antes disso, foi necessário construir um novo free stall, climatizado e automatizado. E foi nesta etapa que a Administração Municipal de Relvado, por meio da Secretaria de Agricultura, teve papel fundamental, executando todo o trabalho de terraplanagem e de acessos na propriedade. Os trabalhos foram realizados durante os meses de novembro e dezembro de 2024.

As vacas foram alojadas em agosto de 2025 e a primeira ordenha robotizada realizada no mês de setembro.

Trata-se de um sistema automatizado que usa robôs com braços mecânicos para ordenhar de forma voluntária, cuidando da higienização dos tetos, acoplagem das teteiras e desinfecção pós-ordenha, monitorando a saúde do animal e otimizando a produção, sendo uma tecnologia de precisão para maior bem-estar animal e eficiência.

Segundo Renan, as vacas se adaptaram bem no novo modelo de ordenha, gerando incremento na produção de 35 para 48 litros vaca/dia.

O rebanho total é de 175 animais. Destes, 120 estão alojados no novo free stall, sendo 60 vacas em lactação e com uma produção de aproximadamente 3 mil litros/dia. Na forma convencional, outras 22 vacas são ordenhadas, contabilizando 650 litros/dia.

Para que todos os animais sejam ordenhados de forma robótica, a família já estuda a aquisição de um segundo robô para 2026.

“Se não fosse a Administração Municipal, por meio da Secretaria de Agricultura, seria impossível viabilizar este projeto. Recebemos toda terraplanagem e acesso para a construção do free stall. Ficamos muito felizes pelo incentivo e, por isso, já pensamos na instalação de um segundo robô”, diz Renan.

Para a secretária de Agricultura, Angelica Sfoglia, é um orgulho para o município ver famílias mantendo a sucessão rural e investindo em modernização e tecnologia no campo. “Se o produtor ir bem, o município colherá bons resultados. Sempre procuramos auxiliar os nossos produtores para que todos, a exemplo da família Santer, tenham condições de investir em suas propriedades, incrementado a produção e ampliando a renda familiar”, frisa a titular da pasta.

Fotos: Carina Marques / Assessoria de Imprensa Prefeitura de Relvado

Data de publicação: 16/12/2025