Documentário “Relvado: Sua Gente, Nossa História” será lançado e exibido nesta quarta-feira, durante cinema ao ar livre, na Praça da Harmonia

Um trabalho de três anos deu vida ao documentário “Relvado: Sua Gente, Nossa História”, que será lançado e exibido na noite desta quarta-feira, 19, em uma sessão de cinema ao ar livre, na Praça da Harmonia, a partir das 19h.

O audiovisual com aproximadamente 50 minutos de duração reúne um compilado de depoimentos de 22 idosos com idades entre 65 e 90 anos. Em cada fala, lembranças de sua origem, infância, família, dificuldades e conquistas.

O material, produzido pela Administração Municipal de Relvado, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), nasceu do Projeto Vida Ativa em Casa, desenvolvido pelo CRAS e executado pelo professor Cristiano Silva.

Ele conta que foi durante as visitas e atividades do projeto que a ideia ganhou corpo. “No início, seria um registro amador, apenas para guardar as memórias das visitas. Mas o resultado foi tomando proporções emocionantes e surpreendentes, e percebemos que estávamos diante de algo muito maior”, comenta.

O Vida Ativa em Casa tem como objetivo levar, a domicílio, atividades física e de bem-estar àqueles que não podem ou tem alguma dificuldade de sair de suas residências.

E foi nestas vistas, pelo período de três anos, que Silva entrevistou os idosos, registrando lembranças, emoções e histórias vividas por quem ajudou a construir o município de Relvado.

O resultado, segundo ele, é um registro inédito e tocante, que eterniza a voz e o sorriso de muitos idosos que já faleceram, mas que permanecem vivos por meio de seus relatos.

“Este documentário é um tributo à memória, sabedoria e contribuição de cada um desses idosos. É um presente de Relvado para o futuro, um testemunho de vida, amor e pertencimento”, completa o professor.

A secretária de Assistência Social, Clenir Marques Martini, diz que o audiovisual é um presente para a comunidade relvadense, pois valoriza e eterniza a trajetória de pessoas que ajudaram a construir a história de Relvado.

“Convidamos a todos que participem deste momento especial, que venham até a Praça da Harmonia, tragam sua cadeira e aproveitem este momento de profunda emoção. ‘Relvado: Nossa Gente, Sua História’ não é apenas um vídeo, é um pedaço da história da nossa cidade contada por pessoas que viram Relvado nascer, crescer e se desenvolver”, convida Clenir.

Entrevistados
Os idosos entrevistados no documentário foram: Luiz Laude, Santo Cantú, Laudelino dos Santos, Lucila Delazeri, Valdemar e Irina Salvi, Décio e Adiles Pretto, Ema Benini, Vitória Borsatto, Maria Ongaratto, Maria Araldi Meneghini, Loide Toniollo Taufer, Celeste Polese Boldrini, Angela Delazeri, Assunta Azzolini, Hugo e Dileta Nardino, Itelvina Ongaratto, Nazira Laude, Itelvino e Edilce Ongaratto, Jandir Delazeri, Irma Possenatto, Afonso e Maria Angela Zonatto e Nilce Perin Reginatto.

Foto: Reprodução

Data de publicação: 19/11/2025