Relvado compartilha experiência exitosa em saúde mental durante Mostra Estadual

Relvado foi destaque na Mostra Estadual Temática do Programa Saúde na Escola (PSE) e 4ª Semana Estadual de Prevenção da Gravidez na Adolescência. As atividades, realizadas na terça-feira, 11, reuniram gestores públicos, profissionais da saúde e da educação, além de representantes da sociedade civil no auditório do Ministério Público do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

O município participou com o Projeto “A importância das relações intergeracional no contexto afetivo emocional para a qualidade de vida”, que foi apresentado pela psicóloga Fernanda Frederich e pela musicoterapeuta Daiana Pires.

A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde, juntamente da enfermeira Belquise Calvi, que não pode estar presente no evento na capital. Nos meses de agosto e setembro de 2025, alunos do 8º ano do Ensino Fundamental realizaram uma série de visitas ao Residencial Gramado, casa geriátrica que atende a 12 idosos no município.

Nos encontros, promoveram atividades lúdicas, culturais e interativas, como jogos de tabuleiro e cartas, rodas de música e canto, contação de histórias, dinâmicas com movimentos físicos leves e atividades de escuta e conversa, onde os alunos puderam conhecer a história de vida dos idosos e refletir sobre os valores humanos e sociais presentes em cada trajetória.

O objetivo foi promover o fortalecimento de vínculos afetivos e sociais entre os alunos e os idosos, valorizando a troca de experiências e saberes entre gerações como forma de contribuir para a saúde emocional e qualidade de vida de ambos os grupos.

Para Fernanda, a experiência de compartilhar o trabalho foi um momento importante e de reconhecimento. “Projetos como esse aquecem o nosso coração. É afeto, carinho e dedicação; ver os resultados positivos da comunidade – e ser tão bem recebido na Mostra Estadual Temática Estadual do PSE – são incentivos para cada vez buscar movimentar mais ações assim no nosso município”.

Na visão de Daiana, participar do evento foi uma experiência especial. “Sempre me sinto honrada em representar Relvado, município que me acolheu há mais de três anos, e poder falar sobre o projeto que desenvolvi junto com minhas colegas e amigas Fernanda e Belquise me enche de orgulho. Esse projeto foi muito sensível e significativo, pois mexeu com os sentimentos de todos os envolvidos. Acredito que é profundamente importante que nossos adolescentes aprendam a reconhecer e respeitar quem veio antes, e que, por meio dessas vivências, possamos fortalecer vínculos e construir uma comunidade mais unida, empática e humana”.

“Ao aproximar adolescentes e idosos, o projeto semeou a humanidade. Mais do que simples visitas, cada encontro representou um ato de resistência contra a indiferença, o preconceito geracional e o isolamento social. Esse projeto se mostra profundamente relevante como estratégia de prevenção à violência e violação de direitos, especialmente dos idosos, pois promove visibilidade, reconhecimento e pertencimento. Ao formar jovens mais conscientes, empáticos e responsáveis, contribuímos para a construção de uma sociedade mais justa e respeitosa com todas as fases da vida”, reforçam Belquise, Daiana e Fernanda.

O PSE é uma política intersetorial das áreas da Saúde e da Educação, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes com ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e atenção à saúde e para o enfrentamento das vulnerabilidades.

Fotos: Carina Marques e divulgação /Assessoria de Imprensa Prefeitura de Relvado

Data de publicação: 13/11/2025