PUCRS entrega honraria ao município de Relvado pelo trabalho desenvolvido com idosos
Reconhecido nacional e internacionalmente como centro de excelência em estudos, pesquisas e formação de profissionais dedicados ao envelhecimento humano, o IGG concedeu a Relvado a Honraria PUCRS/IGG – Trabalho Municipal com a Pessoa Idosa.
O reconhecimento foi atribuído a municípios que se destacam pela criação e estudo de políticas públicas inovadoras e sustentáveis voltadas à pessoa idosa.
Relvado esteve representado pela secretária de Assistência Social, Clenir Marques Martini; pela coordenadora do CRAS, Elizabet Ferronato; e pela dirigente de equipe, Jéssica Cagliari Perin, além de um grupo com 30 idosos que participam dos projetos “Vida Ativa” e “Sempre Jovem”, ofertados pela Administração Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Aliás, são estes idosos – que somam um contingente de 100 pessoas atendidas semanalmente em Relvado – que simbolizam a conquista da honraria. E o responsável pelas aulas é o professor e gerontólogo Cristiano Silva, que atende este público em 14 municípios do Vale do Taquari e consolidou-se como uma referência estadual no trabalho que visa a qualidade de vida de pessoas com mais de 60 anos.
Pela parte da manhã, Silva promoveu a atividade “Dança na Orla 60+”, reunindo cerca de 300 idosos em um grande aulão coletivo na Orla do Guaíba.
“O reconhecimento é muito mais que uma premiação; é a prova de que ciência, gestão pública e profissionalismo podem caminhar juntos para transformar vidas. Quando cuidamos da pessoa idosa, não estamos apenas honrando o passado, estamos inspirando o futuro”, diz Silva.
Para a secretária Clenir, a honraria é o reconhecimento do importante trabalho que é desenvolvido com os idosos no município de Relvado.
“Mais do que promover projetos e ações, possibilitamos que estes idosos tenham mais qualidade de vida, vitalidade e longevidade. E os nossos grupos conseguem atingir estes objetivos, pois trabalham o físico e o mental. Foi um dia marcante e inesquecível para todos nós”, diz Clenir.
Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Relvado
Data de publicação: 23/10/2025