Relvado na rota do turismo do Vale do Taquari e do Estado
As secretárias Francieli Marchetti (Administração) e Luciana Laude Ferronato (Planejamento, Indústria, Comércio e Turismo) representaram o município no evento realizado na segunda-feira, 20, na Assembleia Legislativa (AL/RS), em Porto Alegre.
A iniciativa torna o Rio Grande do Sul o primeiro estado brasileiro a propor o turismo como princípio constitucional, consolidando-o como política de Estado e não apenas de governo.
A proposta também dialoga com a reforma tributária nacional, que prevê a cobrança do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) no local de consumo.
Agora, o texto precisa de 19 assinaturas de parlamentares para ser protocolado oficialmente e seguirá para análise das comissões e votação.
Na ocasião, o deputado estadual Guilherme Pasin (PP) assumiu a presidência da Frente Parlamentar do Turismo da AL/RS. Aliás, Pasin é autor do projeto que institui a “Rota do Vale Sagrado”, aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça.
A iniciativa visa oferecer uma nova opção turística, fortalecer o setor e incentivar o desenvolvimento econômico da região, ao mesmo tempo em que reconhece e valoriza o patrimônio cultural, histórico e religioso do Vale do Taquari.
Relvado integra a rota, juntamente dos municípios de Anta Gorda, Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Muçum, Santa Clara do Sul, Sério, Marques de Souza, Imigrante, Colinas, Doutor Ricardo, Coqueiro Baixo e Roca Sales.
O projeto segue para análise na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo. Se aprovado, será encaminhado à sanção do governador.
Outra rota da qual Relvado também poderá fazer parte é o “Caminho de Lourdes”, que integra o “Caminhos do Vale”, lançado nesta semana. O projeto passa a pertencer à Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso.
A rota “Caminho de Lourdes” percorrerá mais de 250 quilômetros em 16 municípios. O percurso dedicado à Nossa Senhora de Lourdes inclui 10 grutas, incluindo a de Relvado, 35 igrejas, 32 capitéis e 52 comunidades.
Lembrado que Relvado está em fase de conclusão do “Caminho da Fé e Devoção”, projeto turístico que reúne religiosidade e natureza. A previsão é inaugurar em fevereiro de 2026.
Legenda: Francieli e Luciana junto do deputado Pasin
Foto: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Relvado
Data de publicação: 22/10/2025