Com retirada de aproximadamente 50 mil metros cúbicos de sedimento, Relvado conclui trabalhos do Desassorear RS

Na terça-feira, 26, os trabalhos do Programa Desassorear RS foram finalizados no município de Relvado. Os serviços tiveram início no mês de maio e resultaram na retirada de aproximadamente 50 mil metros cúbicos de sedimento, totalizando cerca de cinco mil cargas, material que teve como destino os aterros e locais licenciados.

O Desassorear RS contemplou dezenas de famílias nas comunidades da Linha São João, Carlos Gomes e também do Centro, as quais foram diretamente impactadas pela tragédia climática de maio de 2024.

Lembrando que em setembro do ano passado, após a enchente, a Administração Municipal, com recursos próprios, promoveu o desassoreamento do Arroio Jacaré em trechos no Centro da cidade.

O prefeito Carlos Luiz Fraporti e o vice e coordenador da Defesa Civil, Adalberto Dalla Vecchia, agradecem ao Governo do Estado, à empresa Escavações e Britagem Frare e aos funcionários terceirizados pela execução dos trabalhos e citam a relevância do programa para o município de Relvado.

“Muito felizes com a conclusão dos serviços deste importante programa conquistado via Governo do Estado. É um importante passo de reconstrução do nosso município, do leito do Arroio Jacaré, tão impactado pela enchente de 2024”, frisa Fraporti.

“É uma obra que, além de mudar o visual das áreas às margens do leito, principalmente traz segurança aos moradores, tão castigados pela catástrofe climática do ano passado. Somos gratos ao Governo do Estado pelo programa e também à empresa e aos funcionários que trabalharam conosco nestes quatro meses de desassoreamento”, conclui Dalla Vecchia.

Fotos: Carina Marques

Data de publicação: 27/08/2025

Compartilhe!