Crianças e adolescentes debatem emoções e sentimentos em oficinas desenvolvidas em grupo
O Grupo “Aprendendo e Sabendo”, iniciado em 2024, após a enchente, foi criado pelas psicólogas Fernanda Inês Fredrich e Eliana Soares para acolher os públicos infantil e adolescente, com idades entre 9 a 12 anos, desafogando os atendimentos individuais.
Quanto ao “Estrelas Brilhantes”, criado em 2025, atende a crianças de 7 a 9 anos. “Com a obtenção de resultados positivos do ‘Aprendendo e Sabendo’, criamos o ‘Estrelas Brilhantes’, para crianças menores. Os grupos funcionam como uma extensão dos atendimentos psicológicos individuais que aconteciam semanalmente na Unidade Básica de Saúde (UBS)”, explica Fernanda.
As atividades são realizadas quinzenalmente, das 9h30min às 11h, na Unidade Básica de Saúde (UBS), sendo que os integrantes do “Aprendendo e Sabendo” se reúnem às segundas-feiras, e do “Estrelas Brilhantes”, às terças-feiras.
Entre os temas trabalhados: ansiedade, medos, bullying, sintomas depressivos, impulsividade, hiperatividade, concentração, atenção, foco, relacionamento, família, convivência, integração, cooperação, autocontrole, disciplina, frustrações, tomadas de decisões, individualidade, memória, linguagem, raciocínio lógico e trabalho em equipe.
“O objetivo é funcionar como uma extensão dos atendimentos psicológicos individuais para atendimentos grupais, nos quais são trabalhados temas específicos, como a construção do seu espaço e pertencimento ao grupo com regras. Por ser um trabalho de equipe, exige articulação, escuta e envolvimento de todos. Além disso, também contamos com momentos de atividades livres com jogos, ao ar livre, programações de férias com dança, música, entre outras ações”, explica Fernanda.
As atividades incluem dinâmicas com histórias, materiais recicláveis, materiais de escritório, artesanato e muita criatividade. “Sempre é deixado um espaço aberto para assuntos que eles queiram conversar ou que tenham dúvidas, dentre esses assuntos já foram conversados sobre os jogos online e os cuidados que precisam ter, exposição na internet, namoro (o que entendem sobre isso e o que acham que é para a idade deles), compromissos e responsabilidades em casa”.
Fotos: Divulgação
Data de publicação: 15/08/2025