Relvado inaugura primeira grande obra após enchente de 2024
E com um importante valor simbólico, pois foi uma das pontes destruídas pela enchente de novembro de 2023 e, depois, quando já estava sendo reconstruída pelo Governo Municipal, foi devastada pela inundação de maio de 2024. “Essa ponte é reflexo de um trabalho executado em equipe. Todos nós, da Administração Municipal, nos empenhamos em executar o projeto e encaminhar à União, que liberou os recursos para construirmos essa e outras quatro pontes que, tão logo, também serão entregues à nossa comunidade, tão castigada pelo desastre climático de 2024”, disse o prefeito Carlos Luiz Fraporti.
A estrutura está localizada na estrada geral que liga Relvado a Doutor Ricardo e foi edificada graças a recursos do Governo Federal, por meio da Defesa Civil Nacional. Por isso, participou do ato inaugural o secretário de Apoio à Reconstrução, Maneco Hassen.
“Quero parabenizar a toda equipe da Administração Municipal de Relvado. Por mais que o Governo Federal tenha os recursos disponíveis, de nada ainda se não existir uma equipe dedicada e empenhada em fazer os projetos. É uma via de mão dupla. O município tem que estar preparado e querer; e o governo federal disposto a estender a mão. Aqui em Relvado chegamos a este entrosamento entre prefeitura e Governo Federal”, elogiou Hassen.
O vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Adalberto Dalla Vecchia, frisou que essa é uma conquista de todos. “Após tudo o que passamos em maio do ano passado, com escolas, posto de saúde, estradas, acessos e uma cidade destruída, hoje é um momento para comemorar. Estamos aqui para trabalhar para todos. Essa ponte é de todos nós”, disse Dalla Vecchia.
A secretária de Educação, Andressa Venço Giacobbo, e o secretário de Obras, Onei Giacomolli, também se manifestaram e, em seus pronunciamentos, gratidão pela União, citando também o secretário da Defesa Civil Nacional, Wolnei Wolff, pelo empenho e carinho pelas demandas de Relvado. O presidente do Legislativo, Daniel Baldissera, disse que essa é apenas a primeira de várias obras que serão entregues pelo atual governo municipal à comunidade.
Ordem de início
O ato contou, ainda, com a assinatura da ordem de início das obras das duas escolas municipais, que serão edificadas junto à área do antigo campo, além da obra de restabelecimento das cabeceiras da ponte localizada na Avenida Independência.
A Administração Municipal de Relvado agradece à comunidade que esteve presente no evento, em especial aos alunos e professores da EMEI Amiguinhos da Natureza e da EMEF Santo Antônio, que prestigiaram a inauguração.
Fotos: Carina Marques e Fernanda Turatti
Data de publicação: 13/08/2025