Oficina inédita no município proporciona aulas de balé a crianças de Relvado

Toda sexta-feira, meninas de 2 a 8 anos participam das aulas de balé oferecidas pela Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

A Oficina de Balé envolve 16 crianças, divididas em duas turmas: das 10h às 11h e das 11h às 12h. As aulas visam promover o desenvolvimento integral das crianças por meio do balé infantil, transmitindo valores como leveza, elegância e disciplina, bem como evidenciando os múltiplos benefícios físicos, emocionais e sociais que a dança proporciona.

A oficina é ministrada pela professora Gabriela Moretto Vieira, graduada em Educação Física – Bacharelado pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Natural de Arvorezinha, ela é fundadora e proprietária da Escola Gabriela Moretto Danças, criada em 2023.

Gabriela atua na área há nove anos, tempo que vem se dedicando ao universo da dança, especialmente ao balé infantil e ao jazz dance, participando de cursos e formações que enriqueceram a trajetória profissional e artística.

“A dança vai além dos movimentos, ela ensina disciplina, promove autoestima, socialização, expressão emocional e alegria. É uma ferramenta poderosa de transformação que levo com orgulho para cada aula, cada aluna e cada momento dentro da minha escola”.

Durante sua formação acadêmica, a professora aprofundou ainda mais esse olhar em seu Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “A importância da dança para o desenvolvimento infantil”, publicado na revista Research, Society and Development.

O estudo reforça a relevância da dança como parte essencial no crescimento físico, cognitivo, emocional e social das crianças.

Segundo a secretária de Assistência Social, Clenir Marques Martini, a oficina de balé é uma das novidades proporcionadas pela Administração Municipal em 2025. “Era uma demanda e pedido da comunidade. Por isso, atendemos a essa solicitação e contratamos uma profissional capacitada na área para proporcionar às nossas crianças momentos como este. Mais que aprender passos de balé, as aulas ensinam valores, como disciplina, perseverança, respeito, autoestima, confiança e a importância do trabalho em equipe. Além disso, a prática do balé desenvolve a coordenação motora, a noção espacial, a musicalidade e a expressão corporal”.

Fotos: Carina Marques

Data de publicação: 04/08/2025