Administração Municipal promove encontro para debater e fomentar a indústria, o comércio e os serviços
Cerca de 50 pessoas - entre comerciantes, empresários e prestadores de serviços - participaram do encontro, realizado no Centro Administrativo. O evento promoveu o debateu e buscou por alternativas que visem incrementar estes setores.
Os participantes puderam explanar suas dúvidas e foram ouvidos pelo prefeito Carlos Luiz Fraporti, pelo vice Adalberto Dalla Vecchia e pelos secretários municipais.
Além disso, também foi explanado o novo modelo de tributação sobre o consumo, que também é uma das preocupações do Governo Municipal de Relvado.
O assessor na área financeira e tributária, André Konrad, da empresa Tributare, explanou sobre o tema, que passará por um período de testes e transição a partir de 2026.
Segundo ele, a principal mudança é a substituição de tributos atuais por dois novos impostos sobre o consumo: CBS (Contribuição sobre Bens e Serviços), que substituirá o PIS e Cofins; e o IBS (Imposto sobre Bens e Serviços), que substituirá o ICMS e o ISS.
Segundo o prefeito Carlos Luiz Fraporti, embora a alteração completa do sistema tributário ocorra somente em 2033, o município já está mobilizado para minimizar os impactos financeiros e segue atuante junto aos setores do comércio, da indústria e da prestação de serviços.
“Foi um encontro muito produtivo. É um assunto que irá impactar diretamente o nosso município, por isso a importância de já iniciar este debate”, disse Fraporti.
“A Administração Municipal está aberta a ouvir os comerciantes, os empresários e os prestadores de serviços. Vamos contribuir e ser parceiros para que o dinheiro da nossa comunidade permaneça aqui”, completou Dalla Vecchia.
Também participou do evento o assessor em gestão pública e empresarial, o sociólogo e mestre em Desenvolvimento Regional, Renato Zanella, que contribuiu com o debate. Como sugestão, ficou definido um novo encontro em agosto para dar continuidade ao assunto e à troca de informações.
Data de publicação: 30/07/2025